Perguntas Frequentes

A quimioterapia afeta células que estão na fase de divisão ou crescimento. Todas as células do corpo são afetadas pela quimioterapia, não apenas as células cancerígenas. Isso significa que mesmo células saudáveis, especialmente as células com alta taxa de crescimento, como o cabelo, provavelmente serão afetadas pela quimioterapia.

Deve ser usado em pacientes cuja quimioterapia seja a base de drogas que tenham potencial de provocar alopecia grau IV (alopecia total). O resfriamento do couro cabeludo, quando bem realizado tem por objetivo diminuir o grau de alopecia, ou seja, de uma alopecia grau IV (calvície total) para uma perda de cabelo de menor intensidade, ou seja, alopecia grau I ou II, contribuindo assim para a manutenção da autoestima do paciente durante o tratamento.

Quase todos os pacientes podem experimentar algum grau de perda de cabelo durante a quimioterapia. O resfriamento do couro cabeludo é um método efetivo para reduzir o risco de perda de cabelo induzida por quimioterapia que utiliza drogas potencialmente produtoras de alopecia grau IV. O resultado depende de vários fatores, incluindo o regime de quimioterapia, a dose, a duração da infusão da medicação, metabolismo de quimioterapia e comorbidades concomitantes. O resfriamento do couro cabeludo foi avaliado principalmente com regimes incluindo antraciclinas (como doxorrubicina e epirrubicina) e taxanos (como paclitaxel e docetaxel). Nem sempre é possível saber o quão eficaz o resfriamento do couro cabeludo será até você tentar. A eficácia do resfriamento do couro cabeludo com regimes de quimioterapia que incluem a quimioterapia linear de antraciclina e taxano não foi bem estudada. Seu oncologista é a pessoa indicada para informar se o resfriamento do couro cabeludo é compatível e / ou bem-sucedido com o seu tratamento.

O dispositivo de resfriamento do couro cabeludo é operado pelo staff clínico e será usado durante cada sessão de quimioterapia. O resfriamento do couro cabeludo deverá começar pelo menos 30 minutos antes do início da quimioterapia, continua durante a infusão, e deve continuar por um período definido após a conclusão do tratamento, por mais 90 minutos.